2 Anos na Alemanha

Hoje faz 2 anos que estou morando em Regensburg. Pouco ou muito tempo? Na verdade, 2 anos não é nada pelo que esse país oferece para eu conhecer, ainda tenho muito para descobrir e aprender sobre a cultura alemã. Mas digo que já foi tempo suficiente para aceitar que não moro mais no Brasil, que independente de tudo que deixei por lá, agora a minha vida é outra. Demorou para ter os pés no chão e encarar tudo que está a minha volta, pois até então o corpo estava aqui, mas o pensamento totalmente voltado ao Brasil e a tudo que deixei por lá (familiares, amigos, casa e trabalho).

Algumas vezes minhas amigas e familiares do Brasil me perguntam se já estou totalmente adaptada. Até hoje não tenho essa resposta. O que sei é que durante esses 2 anos vivi muitas coisas diferentes na minha vida que pensava que não fosse dar conta de superar: sofri muito com as diferenças no modo de viver no dia a dia, com a própria cultura alemã, tive momentos de desespero, vontade de jogar tudo para o alto, fazer minha mala para voltar para o Brasil, chorei muuuuiiito de saudades de tudo e de todos que ficaram e me senti muito sozinha. Não pense que isso ainda não bate na minha porta e que está tudo superado.

Ao mesmo tempo, também vivi momentos de grandes descobertas e conquistas. Uma das minhas maiores conquistas foi a maturidade e conhecimento de que posso sim viver longe da minha família e do país onde nasci. De que dou conta, mesmo sem falar alemão fluente, de me virar nas diversas situações. Descobri um tanto a respeito dos sentimentos e valores que estão dentro de mim. Pouco a pouco fui me conhecendo melhor. Tive o Thomas, o maior presente que poderia ter ganho durante esse tempo. Um bebê maravilhoso e que chegou para me dar as mãos, ficando ao meu lado e me puxando para seguir adiante.

Até hoje tenho dias de altos e baixos. Mas atire a primeira pedra quem não tem dias assim... Tem dias que estou muito bem, abraçando tudo que é necessário para viver aqui na Alemanha, tiro forças sei lá de onde para dar conta sozinha de tudo que preciso fazer e aqui refiro-me as tarefas do lar, ser mãe, esposa, ser a Celi com suas vontades, desejos e vaidades, ser estrangeira, ser alguém que requer coragem e determinação, na maioria das vezes, para enfrentar os desafios do dia a dia numa cultura totalmente diferente.

Foi sobre livre e espontânea vontade que escolhi vir para cá, na verdade, após o nascimento do Felipe comecei a repensar que tipo de vida gostaria para minha família. Que tipo de mãe gostaria de ser para o meu filho. E em que lugar gostaria que ele crescesse. Tinham muitos fatores a favor dessa mudança.

Consigo ver algumas metas como alcançadas, porém também vejo alguns problemas com o meu próprio jeito de ser e principalmente com a auto-estima. Tive que abdicar de muita coisa que amava de paixão para viver aqui. Mas o que sempre me colocou adiante a continuar e não desistir foi a possibilidade de enxergar que após muitos desafios, obstáculos há um aprendizado, uma conquista favorável para um bem maior. Para alguém que acrescentou algo em sua vida e que interferirá em muitas de suas ações e atitudes. Houve uma mudança no meu modo de ser e ver muitas situações.

A impressão que tenho é que precisei começar realmente uma NOVA VIDA. No qual, assim como uma criança, precisei conhecer como as pessoas são, aprender a melhor maneira para me comunicar e ser compreendida, a experimentar novas comidas, aceitar as diferenças, entender os hábitos de um povo muito diferente do meu e caminhar por ruas e lugares jamais conhecidos.

Quando cheguei aqui logo me deparei com muitos aspectos negativos, muitos que hoje não se sobressaem tanto quando penso logo nos aspectos positivos de viver por aqui rs rs rs Mas assim como todo lugar encontraremos coisas boas e coisas ruins, que amamos e odiamos e aquelas que são indiferentes para continuarmos nossa caminhada.

1) Estações do Ano são muito marcantes, evidenciando tudo que há de mais belo e presente na natureza.
2) Dias mais frios do que quentes. Presença de um ar muito seco.
3) Comida muito engordativa: batata, carne de porco, vários tipos de pães e salsichas diversas. Muitas tortas e bolos deliciosos (pouco açúcarados, porém com muito chantilly e creme de leite). Em compensação, garantia de espaços para a prática de esportes, como a presença de ciclovias e quadras esportivas dentro dos parques.
4) Cerveja simplesmente maravilhosa.
5) Segurança garantida.
6) Excelente qualidade de vida. Não é à toa a presença excessiva de muitos velhinhos pelas ruas.
7) Povo muito organizado e sistemático. Planeja tudo tim tim por tim tim.
8) Pessoas são poucas as simpáticas, mostram-se frias e muitas vezes arrogantes.
9) Pessoas são muito sinceras, honestas e bastante pontuais. Carregam em si um grande sentimento de individualidade.
10) Lixo! Tudo muito organizado e padronizado. Com datas e cestos iguais para os moradores.
11) Cidade limpíssima.
12) Sem postes com fios elétricos. Sem poluição visual.
13) Transporte público que passa no horário previsto.
14) Casas muito bem decoradas, para cada estação um enfeite diferente.
15) Aquecimento no inverno em todos os lugares. Uma delícia ficar quentinho, mas difícil é entrar nos lugares tirando casaco, cachicol, luva, gorro...
16) Estradas (Autobahn) são praticamente um tapete... Uma maravilha viajar e dirigir.
17) TV: vários canais são financiados pelo estado para garantir uma qualidade na exibição dos programas.
18) Atendimento nos mesmos hospitais e médicos independente do plano de saúde (público ou privado).
19) Língua / Idioma difícil, pois as frases são montadas totalmente contrárias do que estamos habituadas.
20) Parquinhos públicos de qualidade. Brinquedos projetados para atender a faixa etária e garantir a segurança.

Essas são algumas das coisas marcantes para mim. Muitas que encantam e me incentivam para continuar vivendo aqui. Por outro lado, outras tantas que me surpreendem a cada dia fazendo com que diga com todas as letras o orgulho de SER BRASILEIRA.

Levando-me a questionar:

11

11 comentários:

Mikelli disse...

Oi Celi! Lindo o seu blog, as ilustraçoes me deixaram babando!! :n Somos realmente quase vizinhas, já que moro mais ao norte de Munique! E sobre estar adaptada...o que é isso? Se é morar aqui na Alemanha e gostar, nao querendo mais voltar a viver no Brasil, sim. Se for não se surpreender mais com as pequenas diferenças, não estou adaptada não! hehe Acho que é normal né?! agora que nossa pequena família vai expandir por aqui, fico pensando como seria no Brasil, e fico feliz por estar na Alemanha ;) Só a familia e amigos é que realmente fazem falta. Parabéns pelos 2 anos e que muitos mais venham!! bjs!

Ingrid Gomes disse...

Poxa, dormimos em Regensburg na nossa ultima ida pra Hungria, pertinho! =)

Estou há cinco anos aqui na Europa, ja morei em outros cantos e pra facilitar a vida sempre procurei viver oque há de bom em cada um desses lugares, hoje estou totalmente adaptada, sinto sim saudades é claro, afinal o Brasil foi onde passe 25 anos dos meus 30 de vida,mas escolhi ser feliz aqui e viver o momento, depois que formei a minha familinha eu sempre brinco dizendo "casa é onde estão meus meninos e meu lap top" hahaha

Acredito que você está indo bem, parabéns pelos 2 anos e toda sorte e felicidade do mundo!

Beijocas

PS: As ilustraçoes são realmente lindas demais.

Sandra Kautto disse...

Lembro quando saí do Brasil pela primeira vez! No começo achava que sentia saudade da minha cidade, depois com o tempo descobri que não. Daí achava que sentia saudade da comida, e novamente descobri que ainda não era isso...e foi com uns 2 anos que conclui que eram das poucas pessoas que sentia saudade, como meu irmão e pais! Assim como você tive meus dias de pura tristeza e saudade onde chorava sozinha.
Hoje, depois de 4 anos fora do Brasil te confesso que está sendo difícil administrar esse retorno (sim, estamos voltando em agosto).
Mas eu aproveitei e ainda aproveito ao máximo tudo por aqui!!!
Sorte por ai!

Beijos

Carol Szabadkai disse...

Celi, adorei seu blog e mais ainda seu texto. Acho que compartilhamos de sentimentos muito parecidos e pontos de vistas bem próximos. Meuda o país, muda a pessoa, mas é isso em resumo, os primeiros anos são a luta constante do que vc foi sua vida inteira contra o que vc está se adaptando a ser, as diferenças, a falta de pequenas coisas, a ausência da família e amigos e o sentimento de solidão. sim posso te dizer que vc passou o período mais difícil, depois vem a compreensão e as coisas boas do novo país, que a gente aprende a aproveitar, ao invés de se intimidar. Siga em frente. Meu pensamento quanto a isso é o que escrevi na minha ultima blogagem: "Se o obstáculo é grande, desconfie que o que vem atrás como prêmio é proporcional." Pode contar comigo pra perguntar ou desabafar, já passei pelo que vc está passando e posso te aliviar ou te ssustar mais ainda... ahahaha brincadeirinha, pode ficar aliviada, daqui pra frente vc só vai colher os frutos. (Ok, confesso, as vezes da surto de saudade, mas é normal) :) Beijinhos!

Flavia disse...

Uau! Me vi nas tuas palavras em diversos pontos desse post. Claro que Espanha não é Alemanha, e depois de quase 10 anos, tenho uma relação bem próxima a cidade que eu escolhi para morar. Acredito que uma grande parte do que sou hoje, do tipo de mãe que me tornei, e dos novos valores adquiridos, agradeço ao fato de um dia ter saído de casa. Adoro Barcelona! Adoro o tipo de vida que levo aqui... Tenho saudades de muitas coisas do Brasil, principalmente de conviver com a familia e amigos. Mas cada vez mais sinto que meu lugar é aqui.


beijo grande

Ann disse...

Oi Celi,
Tambem passei por isso ha muitos anos atras, quando sai do Brasil. Os primeiros anos sao realmente de auto conhecimento, mas, se decidir ficar, com os anos, o sentimento muda, claro que a saudade estara sempre presente, ainda mais se vc tiver uma familia numerosa e apegada no Brasil, mas, vc passara a apreciar mais e mais o que esta a sua volta e ate agradecera por ter se permitido esta mudanca.
No meu caso, hoje em dia (21 anos depois) minha casa e aqui e Brasil e uma lembranca muito bonita que sempre fara parte de mim !
Boa sorte por ai!
xx

Adri Portella disse...

Querida amiga,
acompanho um pouco deste dia a dia e só posso te dizer uma coisa....quer dizer, duas....Admiro MUITOOOOOO sua força e coragem e que me orgulho muito de você....
AMO esta familia, de coração!!!!!
Bjs

Christiane Thiele disse...

Oi Celi,

Conheci hoje seu Blog e adorei.

Parabéns pelas conquistas em 02 anos de Alemanha. Vou completar meu primeiro ano e sei que não é fácil.

É lógico que sempre bate saudades dos amigos e principalmente da família, mas isso não me impede de estar decidida a ficar.

Tenho um ponto positivo para acrescentar a sua lista, as pessoas aqui são TOTALMENTE sinceras. Quando não gostam de você, não gostam mesmo e pronto. Mas quando gostam, vc tem a certeza de ter encontrado um amigo eterno.

Bjs e boa sorte para o terceiro ano...

Mari Hart disse...

Querida, eu estava fuçando por aqui p/descobrir sua cidade. Descobri aqui! Acho que suas sensações e sentimentos são absolutamente normais mesmo se vc tivesse morando mais perto em outra cidade.

Fui loucamente apaixonada por um alemão, namoramos por quase 2 anos qdo ele mandou eu decidir se eu iria com ele não, pq ele ficava vindo a cada 45 dias prejudicando muito o trabalho dele. Não tive a coragem de partir pq tinha minha filha pequena, e então terminamos. Fiquei arrasada e me perguntando como teria sido. Mas logo, 2 meses depois conheci meu atual marido carioquíssimo e me re-apaixonei e deixei p/trás as lembranças do que não foi. Por isso te digo que admiro tua coragem e que toda experiência é válida, o importante é viver e não existir!

Beijão.

Tany disse...

Olá Celi.

Li hoje pelo primeira vez seu blog e fiquei admirada. Não sei se eu teria esta coragem toda, não me vejo longe do Brasil, mesmo sabendo que lá fora a qualidade de vida e as oportunidades são bem melhores.
Parabéns, você é uma vencedora por tudo isso! Ahhh se eu tivesse metade da sua coragem!
Beijos.

ana disse...

Amei o seu texto, juro que fiquei com as lágrimas nos olhos! :n
Em Janeiro vou-me mudar para a alemanha, vou para lá estudar, espero ter a força que você teve para superar as saudades, apenas tenho 15 anos, vou sozinha para lá morar e estudar, vou ficar com uma tia apenas.

Felicidades :d